Top 3 jogos para programadores

A programação cada vez mais tem sido vista como algo essencial no processo de aprendizagem. Ao aprender a programar, um novo mundo de oportunidades é aberto e programar pode ser bem mais divertido do que parece.
Com isto em mente, e visto que já não trazíamos um top de jogos há imenso tempo, hoje decidimos reunir os 3 melhores jogos de browser que têm como finalidade ensinar e/ou melhorar as capacidades de programação dos seus jogadores.

CheckiO

CheckiO é o jogo para programadores. Este bonito jogo permite que os jogadores melhorem as suas capacidades de programação com a ajuda da já basta comunidade que o envolve. Para além de possibilitar a aprendizagem com os outros, permite também que os jogadores criem as suas próprias missões de modo a desafiar, e talvez até ensinar, outros jogadores.
O jogo possui uma versão free to play e outra com mensalidade. No entanto, a versão free to play apenas não permite entrar nos rankings, o que para motivos de aprendizagem não é um problema.

Empire of Code

Empire of Code é um jogo espacial que mistura a estratégia e a programação de uma maneira incrível. É possível jogar com ou sem conhecimentos de programação, mas, no entanto, ter estes conhecimentos irão beneficiar os jogadores sem qualquer dúvida.
Reina através do código melhorando o algoritmo das fábricas para que estas produzam de forma mais eficiente.
Conquista recorrendo a um bot para atacar outros jogadores, roubar os seus recursos e ainda os seus algoritmos!
Constrói defesas para proteger a tua base através de pequenos códigos.
Empire of Code é dos mesmos criadores de CheckiO, por isso podem esperar que ambas as comunidades sejam semelhantes. No entanto, possuem um foco bastante diferente e, para alguns, Empire of Code é até mais divertido.

CodinGame

Melhora as tuas capacidades jogando jogos. Esta é a premissa de CodinGame, o jogo mais diferente dos que estamos habituados a jogar. Em CodinGame a missão dos jogadores é completar os mais variados mini jogos que se encontram agrupados em vários níveis de dificuldade.
O jogo permite ainda aos jogadores terem confrontos privados com durações variadas, promovendo assim competições mais diretas. Apesar de todos os desafios serem "jogos separados", o resultado de todos contra para o ranking do jogo.
Para os mais iniciados este pode ser dos melhores jogos a experimentar, pois possui alguns jogos com tarefas bastante simples.

E vocês, gostam de programar?

A programação já começa a ser vista com outros olhos. Algo que a maioria achava algo chato e sem qualquer interesse começa aos poucos e poucos a chegar a mais pessoas. Este top é apenas uma maneira de mostrar que existem maneiras de aprender a programar de forma divertida e intuitiva.
Vocês gostam de programar? Têm algum conhecimento nesta área? Já jogavam algum destes jogos? Queremos saber tudo o que possam ter para dizer relacionado a este tema, por isso não se esqueçam de deixar um comentário. Digam-nos também se acharam este top útil e se gostam deste tipo de artigos.
Boa sorte com os vossos códigos!

Etiquetas: