Microsoft anuncia Minecraft: Education Edition

Ontem, dia 19 de janeiro de 2016, a Microsoft e a Mojang anunciaram o lançamento de uma nova versão do enorme sandbox Minecraft. Com o objetivo de invadir as salas de aula de todo o mundo, mas de maneira educacional, Minecraft foi modificado para ganhar características mais educativas. Tudo isto culminou em Minecraft: Education Edition! Com a nova versão do jogo, é também lançado um novo site dedicado à comunidade de usuários desta versão.
A Microsoft abriu um novo mundo de oportunidades para a educação com esta versão do jogo. O projeto é baseado no programa MinecraftEdu, uma versão modificada direcionada para o ensino que entretanto também já foi adquirida pela gigante de Redmond. De acordo com o anúncio da Mojang, a nova versão deste enorme sucesso mundial vai oferecer planos de aula e permitir que os jogadores tenham um espaço para realizar discussões e contribuir com novas ideias.
No meio das novidades da Education Edition está a presença de mapas com coordenadas específicas de forma a facilitar a interação entre alunos e professores. Páginas dedicadas ao perfil de cada estudante e recursos multiplayer aprimorados, suportando até 40 jogadores em simultâneo, são também algumas das características desta nova versão.
Por fim, a Mojang está também a apostar em ferramentas que simplifiquem o processo de exportação e importação de mundos. A Microsoft pretende oferecer esta novidade a escolas, bibliotecas e museus a partir do inverno de 2016. O método de pagamento será por assinatura, sendo que cada usuário registado terá de pagar 5 dólares anuais. Um pequeno preço a pagar pela enorme experiência que os alunos poderão ter.

E vocês, o que acham desta iniciativa?

Cada vez mais Minecraft tem vindo a ser usado como uma ferramenta de ensino. As capacidades deste jogo são quase infinitas e a Microsoft percebeu isso. Ao lançar esta nova versão do jogo a empresa tem em mente expandir ainda mais o seu jogo, enquanto prepara uma boa maneira de educar os alunos de milhares de escolas pelo mundo fora. Com toda a certeza que estes irão gostar muito mais de estudar sabendo que o poderão fazer enquanto jogam Minecraft.
Uma prova do potencial educativo do jogo é o projeto qCraft da Google, mas existem muitos outros projetos ambiciosos. Digam-nos o que acham desta iniciativa da Microsoft e comentem com as vossas opiniões de como é que esta versão do jogo poderá ficar ainda melhor.
Da nossa parte achámos que foi uma brilhante iniciativa para cativar os alunos mais jovens!

Fonte

Etiquetas: ,