Gameplay Pokémon Generations

Os fãs de Pokémon, com toda a certeza, já sonharam com um jogo totalmente em 3D de Pokémon. Infelizmente a Nintendo nunca trouxe este tão ambicionado título (e não, o Pokémon X e Y não contam).
Mas, da mente de um fã Canadiano, surgiu o tão esperado jogo de Pokémon totalmente em 3D... Assim surgiu o Pokémon Generations!
Neste artigo teremos uma pequena análise ao jogo (até ao momento, visto que ainda se encontra no início do desenvolvimento), um vídeo de gameplay e também uma pequena entrevista com Xatoku, o criador de Pokémon Generations!

O Projeto

Pokémon Generations é tudo aquilo que os fãs de Pokémon sempre quiseram, um jogo de Pokémon totalmente em 3D.
Infelizmente, é desenvolvido por uma produtora independente, o que pode significar que este magnífico projeto tem os dias contados... Certamente que a Nintendo, quando descobrir a popularidade que Pokémon Generations está a ter, não vai gostar de ver a sua marca registada ser utilizada sem a sua autorização e, provavelmente, irão tomar medidas para que o jogo saia do ar. É uma pena, visto que se uma produtora independente conseguiu desenvolver este jogo, imaginem se a Nintendo os contratasse a todos e lhes desse toda a tecnologia de que necessitam, para continuarem a desenvolvê-lo... A Nintendo iria lucrar muito mais do que ao processar esta pequena produtora. Mas isto são só suposições, resta esperar para saber o futuro de Pokémon Generations!

A Análise

Um RPG de ação, num mundo totalmente em 3D. Este é o conceito base de Pokémon Generations.
Como o jogo ainda está no início, não há muito que se lhe diga, porém o jogo revela muito empenho no desenvolvimento, visto que conta já com alguns Pokémons e com dois mapas abertos.
Podendo andar livremente pelos mapas disponíveis, o encontro com Pokémons é inevitável. É fantástico vê-los ali a moverem-se à nossa frente, não sendo necessário andar em ervas para os descobrir (os fãs de Pokémon vão perceber). Depois basta lançar o nosso Pokémon para fora da Pokébola e, neste momento, podemos começar a batalha.
O sistema de combate não é baseado nos jogos "oficiais" de Pokémon, ou seja não é um sistema de combate por turnos, mas sim um sistema de combate em tempo real. Este novo sistema de combate torna as batalhas muito mais interessantes, pois é possível desviar do adversário e atacar quando acharmos melhor. O timing é muito importante nos combates de Pokémon Generations.
Devido ao facto de ainda estar no início de desenvolvimento, o jogo conta ainda com alguns erros e alguns bugs que certamente serão concertados na próxima atualização, que é já dia 1 de Dezembro de 2013!
Pokémon Generations passa-se na época entre os jogos Red, Blue, Yellow e os jogos Gold, Silver, Crystal, o que certamente irá trazer uma grande dose de nostalgia aos fãs mais antigos.

A Entrevista

De modo a trazer algumas informações que não correm pela internet, a equipa do EuJogador entrou em contacto com o criador de Pokémon Generations, Xatoku. Sempre bastante simpático e disposto a ajudar, resolveu então conceder-nos esta pequena entrevista que esperámos que vos responda a algumas questões que possam surgir sobre o jogo.
EuJogador: Olá Xatoku, desde já obrigado por aceitar conceder-nos esta entrevista.
Xatoku: Sem problemas, é claro que concedo a entrevista, visto que estão interessados no meu projeto.
EJ: Para começar gostaríamos de saber um pouco mais sobre si, qual é o seu verdadeiro nome?
X: O meu nome é Jordan Scott.
EJ: E que idade tem?
X: Tenho 18 anos.
EJ: E quando é que começou a interessar-se por Pokémon Xatoku?
X: Comecei a interessar-me por Pokémon na segunda geração, na geração de Pokémon Gold, Silver e Crystal.
EJ: Sem dúvida um fã quase desde o começo, mas como lhe surgiu a ideia para este projeto?
X: Eu e um amigo meu começámos a reunir ideias em Agosto do ano passado e assim surgiu o PokéGen.
EJ: Não é um projeto que leva sozinho, quantos membros fazem parte dele?
X: Até ao momento, somos oficialmente dois membros na equipa, porém temos recebido imensa ajuda por parte da comunidade do PokéGen que encontrámos em fóruns por exemplo.
EJ: Infelizmente vocês não possuem a autorização da Nintendo para desenvolver o jogo... Porque é que ainda continua com este projeto "arriscado"?
X: O máximo que a Nintendo pode fazer é tirar o jogo do ar, e se o fizerem nós vamos cumprir com a decisão deles. Mas até ao momento não fizeram nada, por isso vamos mantendo o projeto.
EJ: Já tentaram estabelecer algum tipo de parceria com a Nintendo?
X: Não.
EJ: Fale-nos um pouco sobre o jogo.
X: O Pokemon Genrations é basicamente o reinventar do Universo Pokémon. É um RPG de ação, com uma história em que pretendemos "tapar" a falha que existe entre a primeira e segunda geração. Queremos manter algumas "tradições" dos jogos de Pokémon intactas, porém pretendemos também implementar muitas novidades também.
EJ: Mas qual é a finalidade deste projeto?
X: Sinceramente, a finalidade do PokéGen é apenas ter diversão. O que nós considerámos diversão é mostrar a nossa própria interpretação do que seria o jogo de Pokémon "perfeito".
EJ: Até onde pretende levar o projeto?
X: Eu ficaria satisfeito se conseguíssemos levar o jogo até ao final da história de Kanto, com os 151 Pokémons totalmente jogáveis. Porém, eu realmente gostaria de cumprir o nosso objetivo de contar a história entre Kanto e Johto. Mas por enquanto, o nosso foco é tornar os 151 Pokémons totalmente jogáveis.
EJ: Será que nos poderia fornecer alguma informação exclusiva para a nossa comunidade?
X: Poder até podia, mas não há assim muita informação exclusiva para contar. Nós somos bastante abertos nos fóruns, deixando lá tudo o que fazemos no projeto. A única coisa que mantemos guardada é a história e não pretendo dar nenhum spoiler, pois acho o mistério bastante interessante :P
EJ: Como vai o desenvolvimento do jogo?
X: O desenvolvimento vai lentamente, mas estável. Já temos quase todos os principais recursos para o desenvolvimento dos mapas e dos Pokémons. Atualmente lançámos uma atualização a cada duas semanas.
EJ: Tem alguma ideia de quando o projeto estará terminado?
X: Eu gosto de pensar que estaremos prontos antes de 2016.
EJ: Consegue dar-nos algumas ideias suas sobre o que pretende fazer no jogo?
X: Como disse anteriormente, maior parte da informação está em fóruns, por isso se estão interessados em algo em particular é melhor procurarem por lá, que certamente já estará algures escrito.
EJ: Muito obrigado pela entrevista Xatoku, gostaria de dizer algo mais?
X: Eu é que agradeço. Tenho apenas a dizer que peço que sejam pacientes, que acompanhem as atualizações que lançámos de duas em duas semanas e que, antes de darem conta, o PokéGen já estará terminado!

Xatoku foi bastante esclarecedor em algumas respostas, porém, se ainda tiverem alguma dúvida deixem nos comentários e entraremos de novo em contacto com ele para tirar todas as dúvidas que possam existir!

E vocês, o que acham de Pokémon Generations?

Pokémon Generations é tudo aquilo que os fãs de Pokémon sempre quiseram, um jogo de Pokémon totalmente em 3D.
Infelizmente é desenvolvido por uma produtora independente, o que poderá marcar o fim deste brilhante projeto.
Gostaríamos de uma vez mais agradecer a disponibilidade de Xatoku para nos conceder esta entrevista e gostaríamos também de saber as vossas opiniões em relação ao jogo. O vídeo de gameplay é curto, mas pensámos que é possível perceberem o que esperar de Pokémon Generations.
Não se esqueçam de deixarem as vossas opiniões em relação ao jogo, em relação à entrevista e em relação ao vídeo aqui em baixo, os vossos comentários são muito importantes!

Etiquetas: , , ,