Portal Oficial da Zynga

A Zynga, é cada vez mais uma empresa em rápido crescimento.
Deve o seu sucesso a jogos como CityVille, FarmVille, Words with Friends e Mafia Wars, por exemplo.
Mas será este o passo certo a tomar?
Os grandes sucessos da Zynga, tiveram como "berço" o Facebook. Estas duas gigantes internacionais, sempre mantiveram uma relação a nível de negócios, bastante "amigável".
O Facebook trazia fama aos jogos da Zynga e a Zynga trazia utilizadores ao Facebook. Sem dúvida uma fórmula bem sucedida.
Bem sucedida, até ao dia em que o Facebook, decidiu ficar com 30% dos lucros da Zynga, com os jogos que a Zynga possui nesta rede social. Desde aí, as coisas mudaram um pouco de figura.
Este "golpe", levou a Zynga a pensar se realmente vale a pena manter a parceria tão grande que têm com o Facebook.
Os jogos ser tirados da rede social, a meu ver está 100% fora de questão, pois poderia ser o primeiro passo para a sentença da Zynga. Em vez disso, a Zynga decidiu "sair da rede social", de outra forma, criando o seu próprio portal de jogos.

O Portal

Em si, o portal oficial da Zynga é um site, que redirecciona para os jogos da empresa. Um site bonito, com uma boa apresentação e bastante simples. Esta é a derradeira tentativa da Zynga, de deixar um pouco de lado o Facebook, mas apesar disso, como os jogos são inteiramente sociais tiveram de manter o botão de fazer login pelo Facebook.

A Ideia

A ideia levada a cabo pela Zynga é uma ideia de um certo modo boa, mas ao mesmo tempo bastante arriscada.
O Facebook tornou-se na rede social mais utilizada do mundo e em parte deve isso aos jogos. Todos os dias milhões de pessoas acedem aos seus perfis, simplesmente para irem jogar este ou aquele jogo. Jogos estes que movimentam milhões de dinheiro em "artigos premium". Pois parecendo que não, enquanto estou a escrever este post e vocês a lê-lo, muita gente está a comprar créditos em determinado jogo, para poder ter um certo iten ou para poderem ter certa "facilidade" no decorrer do jogo.
Por isso, o Facebook deve um pouco aos jogos que movem milhões de pessoas, a sua elevada fama a nível mundial. Mas, os jogos também devem ao Facebook o seu sucesso. Se um amigo teu jogar jogo x, com toda a certeza a certa altura, vai-te mandar um pedido para o jogo ou vai falar-te do jogo. Isto é uma reacção em cadeia, levando os jogos a muita gente (mesmo muita). Por isso é que os jogos que se jogam no Facebook se tornaram  os jogos sociais. Toda esta "ajuda mutua", leva a uma boa parceria. 
Mas agora, a Zynga decidiu dar o passo que até hoje ninguém tinha dado. "Sair" do Facebook.
Muito sinceramente, a ideia até é boa, mas duvido que seja para durar.
E passo a explicar porque. O portal da Zynga, tem de ser acedido pela conta do Facebook, devido aos jogos já estarem tão "entranhados" na rede social. Assim sendo, todos os jogadores que estiverem online no Facebook, certamente não se vão dar ao trabalho de ir ao portal da Zynga, quando podem jogar os jogos directamente pelo Facebook.

Concluindo

Concluindo, o portal da Zynga é uma boa iniciativa da empresa, pois há rumores (apenas rumores, nada confirmado) que o portal irá suportar os jogos da empresa e no futuro irá suportar também jogos de outras empresas que queiram colocar lá os seus jogos.

E vocês, o que acham do portal?

Digam o que acham do portal da Zynga, se já conheciam e o que acham da ideia!

Etiquetas: